Como preparar-se para a prática do Hatha-Yoga?

Mauricio Salem

 

A pratica do Yoga é um Sadhana, um ritual espiritual, para a busca do auto-conhecimento, Mas que conhecimento é este? É o conhecimento do, o “que” nos somos descoberto pela dissipação do Avidyá , o não saber,  que encobre o “quem” que nós achamos que somos. Esta clareza permite ao nosso verdadeiro intelecto e identidade  revelarem-se para que compreendamos, através da prática, à realidade de nossa alma, Self ou Atmam. Qualquer que seja o nome dado , esta partícula essencial é o nosso eu comum a todo o pulso da existência , tendo características eterna, absoluta,  atemporal e livre das limitações físicas.

 

Então como se trata de um ritual para busca de espiritualidade , traje-se de forma a ter mobilidade corporal e conforto. Se possível tome banho antes , de forma que a purificação decorrente da pratica seja mais eficaz. Mas se for colocar perfume, evite exagerar pode ser que tenha algum colega alérgico. Evite alimentar-se de forma pesada por cerca de duas horas antes do inicio da prática, se estiver com fome antes coma frutas leves e hidrate-se com água.

 

Chegue alguns minutinhos antes da hora marcada, para poder arrumar seu tapetinho e cumprimentar seus colegas de pratica ou sadhana. Eles  irão compartilhar com você o mesmo objetivo durante os próximos minutos ou horas , compondo um sangam ( um grupo que se reúne com um mesmo objetivo ) . A pontualidade é para começar a pratica e não para a sua chegada ao local. Desligue-se de sua agenda mental e afazeres e reserve o tempo da pratica exclusivamente para você. Aproveite e desligue o seu celular antes que ele resolva dar um sinal de vida ou tocar alguma musica.

 

Tenha conhecimento das suas reais condições corporais, para que você não ultrapasse algum limite que porventura poderá machucá-lo e comprometer a sua pratica por períodos extensos. Você é o responsável pela sua condição física e mental. Se tiver alguma contra indicação médica e ou problema de saúde avise ao profissional que estará conduzindo á prática.

 

Mantenha-se sempre com seus exames em dia e com o seu medico informado de que você esta praticando Hatha Yoga. Informe o tipo de aula que esta fazendo ( Hatha “Clássico” , Iyengar , Ashtanga Vinyasa , Power , Kripalu , Hot Yoga , Vinyasa Yoga entre outros) e pergunte se existe algum tipo de contra indicação de posturas físicas “ásana”. Muitos médicos ainda acreditam que o Yoga é apenas para relaxar.

 

Desenvolva uma real consciência do que você pode e não pode fazer. Lembre-se uma pratica mal orientada pode agravar algum problema de saúde já existentes, ao oposto de uma pratica bem orientada traz benefícios físicos e mentais ao  praticante. Praticar yoga é um ato para uma vida consciente.

 

Durante a pratica observe-se , a nível de corpo , da mente e dos seus pensamentos. Os pensamentos vem e vão pela sua paisagem mental, tem padrões repetitivos que mexem com seu metabolismo. Lembre-se Yoga não é ginástica ou um programa de condicionamento físico. A pratica do Yoga e uma vivencia psicomotora milenar , uma ciência para a espiritualidade, pois permite criar o dialogo interno e externo do ser humano e sua compreensão durante o relaxamento e a meditação.  Gerando o processo de autoconhecimento do individuo por parte do próprio individuo.

 

Lembre-se que as respirações em sua maioria das vezes serão profundas e elas determinam as permanecias nos asanas , ou posturas. E o numero elevado destas respirações que desencadeara a propriocepcao no corpo muscular e a tomada de consciência das memória reprimidas ou não compreendidas, nossa memória emotivas estão nos músculos, bem como suas couraças.

 

Se estiver com muito calor e os asanas e ou pranayamas aquecerem o corpo, não se preocupe, voce irá suar mesmo. Suar dentro de algumas estruturas de praticas é um processo de limpeza,então permita-se suar. Se for de forma abundante leve uma toalha pequena para enxugar-se, fique a vontade para tirar a camisa, usar um top.

 

Se estiver cansado durante a execução de algum exercício de uma parada, e concentre-se em um exercico respiratório para recuperar-se e continuar a pratica , se possível , dentro de uma margem de segurança, o esforço na execução dos ásanas serve como ancora para o foco ou Dhárána , a concentração da mente no que esta sendo realizado , e não para nos machucarmos. Portanto respeite seus limites.

 

No caso de duvida, abra os olhos e observe. Continuando a duvida escute com mais atenção ainda. Se não conseguir fazer determinado asana ou exercício, não tem problema , faça um que  torne viável a estabilidade para a mente. Com certeza inúmeros pensamentos irão aparecer ao longo da sua pratica, portanto aceite-os como parte de você e permita que eles se vão, para que você possa apenas testemunhar tudo sem interferir. Realize sua prática sem se julgar ou analisar criticamente.

 

Lembre-se dos Yamas e Nyamas descritos por Patanjali, eles tem a função de orientar a vida do yogui na pratica diária. Yoga não é competição portanto evite se exigir fisicamente apenas para poder aparecer , não crie julgamentos ou comparações que venham a servir de distrações para a sua mente. Tenha sempre a mentalização que terá uma boa pratica, uma pratica que ira servir como veiculo de transformação para o corpo e mente. O Yoga é uma milenar ciência para a espiritualidade, basta o praticante estar vivo , respirando e atento.

 

Harih om e Boa Pratica ...

Mauricio Salem

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 Mauricio é um dos editores do site www.yogaeduc.com.br . Se desejar mais informações ou comentar o texto envie um e-mail para contato@yogaeduc.com.br