O asseguramento emocional, amadurecimento corporal e

desenvolvimento lógico racional do aluno e o cotidiano escolar.

Mauricio Salem

 

Atualmente em educação, professores, coordenadores, psicólogos, pedagogos e todas as equipes de docência voltam seus olhos certas questões existentes em todo o processo de educação e suas implicações nas organizações das instituições escolares e em seus cotidianos. O corpo faz parte do processo de aprendizagem negligenciá-lo é atrapalhar os processo de asseguramento emocional , amadurecimento corporal e desenvolvimento lógico racional. Prejudicando diretamente a aquisição e compreensão dos conteúdos a serem ensinado nas escolas , faculdades e universidades.

 

Ao longo de todo o processo educacional, muitos professores partem de um errado pressuposto de que todo aluno já esta preparado e maduro emocionalmente para receber o conteúdo a ser ensinado. Que recebeu em seu lar e família o estímulo necessário para formar a base corpo mente e as noções de regras e limites sociais, importante para a convivência social . Que a quantidade infinita de informações serão inteiramente úteis e processadas facilmente pelos estudantes.

 

Nossos dilemas modernos são grandes. Nossa sociedade urbana agitada requer todo o tempo dos elementos constituintes dos núcleos familiares, fragilizando-os no quesito tempo de convivência, Com isto perdemos a participação forte da família no processo de educação, transferindo mais responsabilidade e tempo de convívio do aluno para a escola e os professores.Temos mais conteúdo a ser ensinado e pouco tempo em sala de aula. Este mesmo tempo em sala de aula esta mais pobre em qualidade devido as modernas questões e atritos na relação professor aluno. Passamos para casa quantidades maiores de informação para o aluno estudar, alem do os mesmos encontram em suas pesquisas pela Internet. Os meios de comunicações nos transmitem muito mais informações do que a 50 anos atrás , hoje geramos conteúdo e podemos coloca-los on-line para o mundo inteiro ver, ler e ouvir em poucos cliques, nunca na historia da humanidade estivemos tão conectados com o mundo em tempo virtual e desconectados de nos mesmos e dos nossos familiares em tempo real. Como um aluno contemporâneo inserido neste contexto múltiplo de informações pode filtra e focar naquilo que gosta e possuir um claro discernimento? Como alguém que não se conhece, mas esta conectado a um mundo de informação, pode escolher uma profissão ou vocação?

 

O asseguramento emocional, amadurecimento corporal e desenvolvimento lógico racional. São elementos bases no processo de tomadas de decisões. Eles geram as bases dos gostos e aversões aonde o individuo pauta a tomada de decisões para a aquisição de elementos e ou situações de segurança e ou prazer nos afazeres de nível familiar , pessoal e  profissional. Este conjunto compreendido e bem acomodado em cada ser humano, é a base para o processo de desenvolvimento pautado sobre um auto conhecimento. Permitindo ao individuo a descoberta da confiança, tranquilidade e determinação, importantes para o processo decisório e a realização das ações cotidianas.

 

Utilizar os conceitos e princípios psicomotores em atividades de autoconhecimento auxilia no amadurecimento físico e emocional do individuo inserido no ambiente escolar. A escola por sua vez tem a constante e interminável tarefa que adequar, seu espaço físico, tempo de convívio e o conteúdo a ser ensinado as fases de desenvolvimento corporal , emocional , social do individuo e seu respectivo ano e ou turma. Desenvolvendo um planejamento coerente do conteúdo escolar e das vivencias a serem realizadas com os alunos, da educação infantil ao ensino médio. Queimar etapas neste amadurecimento atrapalha o desenvolvimento dos asseguramentos emocionais, importantes na construção da identidade do individuo, que ao termino do processo escolar, ou do estudo a nível superior, integra a sociedade de trabalho através de atividades e escolhas profissionais e em um determinado momento pode constituir um novo núcleo familiar, aonde perpetuara seus valores e modo de vida.

 

 

Mauricio Salem

————————————————————————————-

 

 

                      

 Mauricio é um dos editores do site www.yogaeduc.com.br . Se desejar mais informações ou comentar o texto envie um e-mail para contato@yogaeduc.com.br